Para nos cuidarmos de forma (mais) natural é recomendável ter à mão certos alimentos, plantas, óleos essenciais, …, que podemos usar como remédios.
Este estojo natural pode ser desenvolvido de forma gradual, à medida que vamos entendendo o que nos faz bem e o que melhor se adapta às nossas necessidades.
Nesta terceira parte vamos abordar homeopatia e sais de Schüssler, remédios caseiros.
Homeopatia & Sais de Schüssler: os Remédios Diluídos
Homeopatia
Em geral, para casos agudos aconselha-se a administração de remédios em potências baixas, como, 5CH, 7CH ou 9CH. Caso os sintomas correspondam, usar:
– Aconitum, queixas de início súbito e violento, associadas a medos, irritabilidade, sustos, pânico, golpe de frio, sede intensa.
– Arnica, contusões, golpes, entorses, nódoas negras, traumas, sensação de estar “amassada”, fadiga muscular.
– Arsenicum album, sintomas associados a ansiedade, preocupação constante, obsessão pela ordem e limpeza, inquietude.
– Cantharis, infeção do aparelho urinário associada a dor cortante e ardor, urgência para urinar com emissão escassa.
– Cimicifuga, dores de cabeça devido ao período menstrual, menstruações abundantes, ausentes ou irregulares, ondas de calor, sintomas associados a nervosismo, irritabilidade, pior durante a menstruação.
– Colocynthis, cólicas espasmódicas, súbitas, cortantes, melhor ao dobrar-se em dois e por pressão forte, raiva.
– Ignatia, sintomas associados a traumas emocionais como um desgosto amoroso ou luto, mudanças brsucas de humor.
– Lachesis, afrontamentos bruscos, não suporta constrição no pescoço, faladora, ciumenta, desconfiada.
– Nux vomica, sintomas (ex. dores, problemas digestivos) associados a excessos (ex. excessos alimentares, álcool, trabalho ou de drogas) e irritabilidade.
– Pulsatilla, sintomas que varima, síndrome pré-menstrual com humor variável, períodos irregulares, requer atenção, sensível, tendência a chorar.
– Sepia, secura vaginal, aversão ao sexo, peso no útero melhor por pernas cruzadas, irritabilidade, apatia, tristeza, prefere estar sozinha; sintomas associados ao climatério.
Sais de Schüssler
– Calcium fluoratum e Silicea são considerados os sais da beleza e podem ser usados em alternância: Calcium fluortaum confere elasticidade aos tecidos e Silicea confere firmeza aos tecidos.
– Ferrum phosphoricum, para o 1º estágio de uma inflamação, com dor, calor, inchaço e vermelhidão, afrontamentos, anemia, abcessos na fase inicial, febre, picadas de inseto, queimaduras superficiais, hemorragias.
– Magnesium phosphoricum, para dores espasmódicas como cólicas, cãibras, dores de cabeça, dores de estômago, dores de costas, dores do período menstrual. Em caso de dores fortes, dissolver 10 comprimidos em meio copo de água quente e tomar em pequenos goles, deixando um pouco na boca antes de engolir.
Mezinhas: os Remédios Caseiros
O alho, o gengibre, o vinagre de sidra e o óleo de coco, fazem parte dos diversos produtos habitualmente usados em mezinhas. Inclua estes alimentos de forma regular na sua dieta. Por exemplo, use alho cru nas saladas, vinagre de sidra como tempero, gengibre fresco ralado nas sopas e óleo de coco para cozinhar.
Extraído do Guia de Remédios Naturais para Mulheres.
Ver: parte I e parte II do estojo de remédios naturais.
Sofia Loureiro
Escritora e Terapeuta Natural
Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños
Plataforma de Autora:
Escrita ::::: Escrita com Letras
Escrita com Letras
Vida Natural :::: Guia de Remédios Naturais
SoPro Verde
GoodReads: Sofia Loureiro