florais de Bach: as flores e o bem-estar emocional

bach 2A terapia por essências de flores faz parte do grupo de tratamentos naturais que contribui para equilibrar o foro mental e emocional, um tema cada vez mais abordado no contexto da saúde e bem-estar, em especial na sociedade moderna em que as emoções são normalmente deixadas para segundo plano e o grau de stress e ansiedade chega a atingir valores alarmantes.

Os florais de Bach foram desenvolvidos pelo Dr. Edward Bach (1886 – 1936) e são compostos por um conjunto de 38 essências de flores, estando cada uma associada a um estado emocional / mental.

O resultado do tratamento por florais torna-se holístico 
porque ao tratar o nosso foro emocional / mental, 
registam-se também melhorias a nível físico.

Por exemplo, os episódios de vertigens podem ser provocados pelo aporte limitado de sangue ao cérebro devido a situações de stress que causam uma contração dos músculos a nível das cervicais (pescoço). Nesse caso, uma massagem terapêutica ou uma visita a um osteopata pode aliviar o fator físico mas, o stress (parte mental) deve também ser trabalhada através de técnicas de relaxamento e terapias como as essências florais, que têm a capacidade de contribuir para uma auto-gestão das emoções.

Por isso, esta terapia é sempre abordada nos meus workshops, em especial no de remédios naturais para o a ansiedade e depressão.

centauryOs florais não são tóxicos, não têm efeitos secundários e não estão sujeitos a interações medicamentosas.

Os florais são selecionados conforme cada caso (aceder a uma tabela de florais de Bach) e são combinados numa mistura, usando geralmente um máximo de 7 florais de cada vez.

. Para casos:

Agudos (problemas emocionais / mentais de curta duração, ex. pico de stress), diluir 2 – 4 gotas de cada floral que escolheu num copo de água, agitar, e beber pequenos goles, com frequência, ao longo do dia. O copo pode ser conservado no frigorífico ou pode optar por fazer uma nova mistura todos os dias. Tomar até obter alívio.

Crónicos (problemas emocionais / mentais de longa duração, ex. depressão), adicionar 2 – 4 gotas dos florais selecionados a um frasco de vidro conta-gotas de 30ml, de cor âmbar, cheio com água pura (ou filtrada). Acrescente previamente uma colher de chá de brandy ou glicerina vegetal à água, de modo a conservar a mistura. Agitar e tomar 4 gotas, 4x ao dia, debaixo da língua, até ao fim do frasco. Para uma melhoria estável, aconselha-se a toma da mesma mistura de florais durante cerca de 2 meses.

Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Mulheres.

Para consultas de florais de Bach online ou presencial: Florais de Bach

Sofia Loureiro – Palestrante , Terapeuta Natural & Escritora

Outras Consultas: Naturopatia Integral, Auriculoterapia

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

Plataforma:

Autora ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

Vida Natural :::: Facebook pink Guia de Remédios Naturais  blog blue SoPro Verde

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s