como usar óleos essenciais, parte I – primeiros passos

oleos essenciaisNa aromaterapia as plantas são destiladas de modo a extrair os óleos essenciais que fazem parte da sua composição.

Cada óleo essencial possui um cheiro característico e uma vasta gama de propriedades terapêuticas (ex. relaxante, tónico, anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, antidepressivo, cicatrizante, diurético, colagogo, …).

Assim, a aromaterapia pode proporcionar alívio para:

problemas físicos, mentais ou emocionais.

Entre os óleos essenciais, o de alfazema destaca-se pela vantagem de ter uma ação suave possuindo um vasto leque de benefícios. Este é um dos óleos essenciais a ter sempre à mão no seu estojo de remédios naturais.

Aplicações de Óleos Essenciais

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas formas de modo a obter os seus benefícios:

Massagem, uma das formas mais difundidas de usar esta terapia; dissolver 8 – 12 gotas de óleo essencial em 30 ml de óleo-base (ex. óleo de amêndoas doces, azeite, óleo de semente de uva, óleo de gérmen de trigo, óleo de sésamo, óleo de rosa mosqueta, …) e usar para uma massagem.

Banhos, dissolver 8 gotas de óleo essencial numa colher de sopa de leite e misturar à água do banho, agitando bem de modo a dispersar o óleo na água. Relaxar durante 15 minutos.

Compressas, dissolver 3 gotas de óleo essencial numa colher de sopa de leite, acrescentar a 250ml de água quente , embeber a compressa neste líquido e aplicar na área afetada.flower

Inalação, colocar 1 – 2 gotas de óleo essencial num lenço e inalar diretamente; ao deitar, colocar 1 – 2 gotas de óleo essencial na fronha da almofada ou numa bola de algodão que se coloca na fronha.

Inalação de vapor, adicionar 3 gotas de óleo essencial a meio litro de água a ferver e cobrir a cabeça com uma toalha de modo a inalar o vapor durante 5 – 10 minutos.

Cremes, géis, loções, acrescentar 5  gotas por cada 30 ml de produto, misturando bem.

Difusores e queimadores, os óleos essenciais podem ser colocados num difusor ou queimador de modo a espalhar o seu aroma pela casa. Tendo em conta que certos óleos podem perder parte das suas propriedades terapêuticas devido ao calor, se possível adquira um difusor. Também pode colocar umas gotas de óleo essencial num potpourri para perfumar a casa.

Vaporização, acrescentar 10 gotas de óleo essencial a 250ml de água a ferver e colocar em cima do radiador, fora do alcance das crianças. Misturar 10 gotas de óleo essencial a 200ml de água morna e colocar dentro de um vaporizador (como os usados para humedecer as plantas), agitar bem e espalhar pela casa, apontando para o ar e tendo o cuidado de não atingir superfícies delicadas (ex. material envernizado).

ver: parte II (tratamento), parte III (precauções)

Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Mulheres.

Sofia Loureiro – Palestrante , Terapeuta Natural – Health Coach & Escritora

Consultas: Naturopatia Integral, Auriculoterapia, Florais de Bach

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

Plataforma:

Autora ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

Vida Natural :::: Facebook pink Guia de Remédios Naturais  blog blue SoPro Verde

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s