queda de cabelo:: remédios e dicas naturais

hairlossA queda do cabelo faz parte do ciclo natural de vida do cabelo, que cresce e cai em ciclos sucessivos.

´As alterações hormonais (ex. menopausa, pós-parto, problemas de tiroide), hereditariedade, envelhecimento, excesso de sebo no couro cabeludo, stress (emocional e físico), certas patologias (ex. psoríase, anemia, diabetes, doenças autoimunes), dieta inadequada e sensibilidades alimentares, problemas digestivos ou circulatórios, distúrbios do sistema imunitário, acumulação de toxinas (ex. metais pesados) ou certos medicamentos (ex. para o colesterol ou úlceras, anticonvulsivantes, alguns contracetivos orais, quimioterápicos), podem contribuir para este problema.

O tratamento mais adequado vai depender da causa da queda de cabelo.

. Plantas que podem aliviar esta queixa:

– Cavalinha (Equisetum arvense), urtiga (Urtica dioica), para nutrir o cabelo. Para toma interna e também podem ser usadas para massajar, ou enxaguar depois do shampoo, o couro cabeludo na forma de infusões (arrefecidas).

– Alecrim (Rosmarinus officinalis), alfazema  (Lavandula angustifolia), ginkgo biloba, para estimular a circulação do couro cabeludo. Para toma interna e também podem ser usadas para massajar, ou enxaguar depois do shampoo, o couro cabeludo.

O gel ou sumo de aloé vera pode ser acrescentado às infusões para massajar ou enxaguar a cabeça.

Aromaterapia: os Óleos Essenciais

Óleos essenciais que podem aliviar esta queixa:

– Alecrim, alfazema, árvore-do-chá, cedro, tomilho. Use em massagens do couro cabeludo pelo menos 1x por semana.

Dilua umas gotas num óleo veicular (8 – 10 gotas de óleo(s) essencial(ais) em 30 ml de óleo veicular) e massaje o couro cabeludo. Deixe atuar durante, pelo menos, 30 minutos e lave a cabeça. Pode juntar algumas gotas de óleo essencial no shampoo (8 – 10 gotas em 30 ml de shampoo, de preferência de cosmética natural).

Hidroterapia

Acabe o duche com uma passagem de água fria no couro cabeludo de modo a ativar a circulação local. Faça um spray com 0.5L de água (ou infusão de camomila) e 1 colher de sopa de vinagre de sidra.

Depois de lavar a cabeça e enxaguar, massaje o couro cabeludo com esta mistura, deixe atuar durante 3 minutos e enxague.

Recomendações Gerais

– Caso a queda de cabelo se encontre associada a crescimento de pelos na cara, voz mais grave, períodos menstruais anormais, consulte o seu profissional de saúde.

– O exercício regular melhora a circulação de todo o organismo, inclusive a do couro cabeludo.

– Evite pentear o cabelo quando estiver molhado. No caso de ser necessário, recorra a um pente de dentes largos.

– Dê preferência a produtos de cosmética natural para aplicar no couro cabeludo (ex. com biotina, aloé vera, camomila, vitamina E, silício) de modo a proteger a pele dos ingredientes mais agressivos presentes nos produtos convencionais. Mude de shampoo, ou faça o seu, em cada início de estação de modo a obter os benefícios de diferentes plantas.

– Evite ao máximo contaminantes ambientais (ex. fumo de tabaco, sprays ambientais, resíduos de pesticidas de alimentos de agricultura convencional, aditivos prejudiciais de alimentos industriais, produtos de limpeza agressivos, cosméticos convencionais plenos de ingredientes tóxicos). Dê preferência a alimentos e produtos biológicos, cozinhe com utensílios de inox ou vidro evitando o alumínio, use vidro para conservar os alimentos, recorra a artigos de cosmética natural e material de limpeza simples (ex. limão, vinagre, bicarbonato de sódio) ou da gama ecológica.

– Evite colocar produtos agressivos no couro cabeludo (tintas agressivas, produtos para permanente, artigos para estilizar o penteado). Muitos destes artigos fazem com que cabelo fique mais frágil e quebradiço.

– Evite penteados que fragilizam o cabelo como o cabelo puxado, rabo-de-cavalo, uso de elásticos, espigar o cabelo para volume, tranças, entre outros, assim como o tic de puxar ou enrolar o cabelo.

– Lave a cabelo com água morna e termine com uma rápida passagem de água fria. Não abuse da quantidade de shampoo e use água abundante para o enxague de modo a eliminar o resíduo de produto do cabelo.

– Se usa secador, mantenha a temperatura baixa evitando a potência máxima. Se seca o cabelo com a toalha, faço-o com gentileza, evitando esfregar o cabelo.

– O sono reparador é importante para a recuperação do organismo, inclusive a renovação e crescimento do cabelo.

– A prática de uma técnica de relaxamento (ex. visualização, yoga, meditação, respirações profundas) pode ajudá-la a gerir o stress. Para atingir bons resultados, estas técnicas devem ser praticadas a nível diário durante, pelo menos, 30 minutos a 1 hora, numa atmosfera relaxante. Disciplinas como a yoga e o tai chi contribuem para o bem-estar integral já que reestabelecem o fluxo de energia no organismo através de determinadas posturas e movimentos.

– Massaje gentilmente o couro cabeludo a nível diário de modo a ativar a microcirculação local.

– Evite as dietas de emagrecimento drásticas. A carência de nutrientes pode contribuir para a queda de cabelo.

Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Mulheres.

Sofia Loureiro – Palestrante , Terapeuta Natural – Health Coach & Escritora

Consultas: Naturopatia Integral, Auriculoterapia, Florais de Bach

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

Plataforma:

Autora ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

Vida Natural :::: Facebook pink Guia de Remédios Naturais  blog blue SoPro Verde

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s