aftas na boca: remédios naturais

afta

As aftas bucais são pequenas úlceras que ocorrem na mucosa da boca (língua, parte interior dos lábios, bochechas, palato, gengivas e, em alguns casos, garganta).

Podem aparecer isoladas ou em grupo e acompanhar-se de mau hálito e boca seca. São incómodas ao ponto de dificultar a mastigação e duram geralmente de 5 – 20 dias.

Embora as causas sejam em geral desconhecidas, podem associar-se a alergias alimentares ou à pastas de dentes, carência nutricionais, fatores hormonais, stress e sistema imunitário reprimido, entre outros. As manipulações dentárias e as dentadas acidentais nas bochechas ou língua também podem produzir aftas.

Propólis:Fazer bochechos com 15 gotas de tintura de própolis diluídas em meio copo de água, 2x ao dia, durante 2 – 3 minutos até ao alívio dos sintomas. Após bochechar, deitar fora a preparação.

Fitoterapia

As infusões ou tinturas de folhas de framboesa, tomilho, camomila, malva, calêndula ou equinácea podem ajudar esta condição. Usar estas preparações para fazer bochechos, 2 – 3 minutos, 2x ao dia. Após bochechar, não deglutir a preparação.

Aromaterapia

Óleo essencial: árvore do chá. Adicionar 4 gotas do óleo essencial a 50 ml de água destilada ou purificada. Guardar esta solução num frasco de vidro escuro. Antes de usar, agitar vigorosamente o frasco, retirar uma colher de chá da solução e misturar num copo de água morna, agitar bem, e fazer bochechos durante 2 – 3 minutos, 2x ao dia. Após bochechar, deitar fora a preparação.

Hidroterapia

Dissolver uma colher de chá de sal marinho num copo de água morna e fazer bochechos durante 2 -3 minutos, 2x ao dia.

Recomendações gerais

– Em caso de aftas grandes (maiores de 1cm), febre, se os sinais e sintomas se agravarem ou se após 1 semana de tratamento natural não se verifiquem melhorias, recorra a atenção médica.

– Visite um dentista se as aftas são provocadas pelo roce dos dentes.

– Tenha em conta que normalmente as crianças só são capazes de fazer bochechos a partir de uma certa idade. Para verificar se o seu filho já consegue bochechar, faça-o experimentar com um pouco de água pura sob a sua supervisão, de modo a assegurar que a criança não se engasga.

– Não consumir pastilhas elásticas.

– Não morder as partes moles da boca.

– Escovar os dentes de modo a garantir uma boa higiene oral.

– Evitar situações de stress. As técnicas de relaxamento (ex. meditação anapana, respirações profundas, ioga, pintar mandalas, visualização) ajudam a controlar a ansiedade. Para atingir bons resultados, estas técnicas devem ser praticadas a nível diário, durante 10 – 20 minutos, numa atmosfera relaxante.

– Experimente mudar para outra pasta dentífrica, de preferência de cosmética natural, que não contenha lauril sulfato de sódio (SLS).

Adaptado do Guia de Remédios Naturais para Crianças

Sofia Loureiro – Palestrante , Terapeuta Natural – Health Coach & Escritora

Consultas: Naturopatia Integral, Auriculoterapia, Florais de Bach

Autora:
Guia de Remédios Naturais para Crianças
Guia de Remédios Naturais para Mulheres
Guía de Remedios Naturales para Niños

Plataforma:

Autora ::::: Facebook pink Escrita com Letras  blog blueEscrita com Letras

Vida Natural :::: Facebook pink Guia de Remédios Naturais  blog blue SoPro Verde

GoodReads: goodreads Sofia Loureiro

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s